quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Diversidade nas empresas


Diversidade pode ser resumida, numa definição livre, como variedade de pensamentos, estilos, crenças, raças em dado ambiente.
Muitas empresas na hora de contratar, buscam funcionários que tenham o padrão de comportamento, pensamento da organização. É evidente que desse modo é mais fácil impor a cultura da empresa no funcionário, mas será que isso é o que deve ser feito?

Definindo um padrão de funcionários, ganha-se em padronização porém perde-se em criatividade. O objetivo de toda empresa deve ser buscar a criatividade, gerar novas maneiras de trabalhar, pensar, agir. Pessoas com pensamentos diferentes, produzem de maneira diferente e essa deve ser a tendência a ser seguida.

Ambientes rígidos são heranças de estruturas administrativas arcaicas, atualmente a busca por inovações é constante, e a diversidade auxilia nesse processo.

Em departamentos de vendas, por exemplo, a diversidade é algo positivo. Vendedores diferentes entre si, podem atender o mesmo público de forma diferente e obterem ótimos resultados. Cada funcionário tem suas qualidades, suas crenças, é necessário deixar as idéias fluirem nas organizaçõe, criar um "brainstorm" corporativo.

Normas de comportamento, e algumas padronizações são necessárias para qualquer empresa, porém diversificar o quadro de funcionários ( tendo funcionários com pensamentos, idéias, crenças diferentes entre si ) pode influenciar positivamente no ganho de criatividade.

Texto de Carlos E. M. França, Consultor de Vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário