quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quebrando paradigmas


Pode se dizer que paradigmas são modelos, conceitos que estabelecem limites e que geralmente partem de um senso comum.

Na mundo atual, as empresas (sejam elas pequenas, médias ou grandes) devem romper paradigmas em busca de oportunidades. Já não é mais o tempo de apenas produzir, servir algo da mesma forma só porque ela deu ou dá certo, é necessário ser inovador, futurista. Muitas vezes o "Efeito paradigma" cegam as empresas. Essa cegueira é o que Joel Barker denomina de "Paralisia de Paradigma", e ela pode ser fatal caso não seja diagnosticada.

Muitos produtos e coisas usuais para muitos, partiram de quebras de paradigma. Os relógios digitais surgiram em uma época onde os relógios artesanais eram altamente divulgados como o padrão absoluto de qualidade. O "quebrador de paradigma" é corajoso, desafiador, tem fé em sua idéia e não se deixa abalar por críticas e desconfianças.

Quando esses "conceitos" são quebrados, todo mundo volta ao zero. Seu sucesso passado não garante seu sucesso futuro. Pontanto, pensem agora em "O que poderia ser feito na sua empresa para que ela melhore?". Dê sugestões, seja pró-ativo. Mudanças quando tudo vai bem pode e deve ser benéfico, criticidade nessas horas ajuda a ver o que pode ser melhorado. Vejam o que seus concorrentes e sua empresa não fazem e que pode ser feito.

Uma das maiores franquias de revenda de tênis criou, a alguns anos, um cartão bônus para alguns tênis das suas lojas. Ela já era líder em seu segmento e mesmo assim buscou fidelizar e ser ainda mais atrativa aos clientes atuais e potenciais.
Essa política começou com ações com tempo pré determinado mas devido ao seu sucesso foi enraizado e virou um mote de vendas para seus consultores.
O que as suas concorrentes fizeram? Foram no óbvio, adaptaram essa ação para suas necessidades e poder concorrer em forma de igualdade.

Essa rede de franquias que criou primeiramente os cartões inovou, buscou sair da rotina. É isso que deve ser feito, nunca deixar a comodidade tomar conta e sufocar a criatividade.


Texto de Carlos Eduardo M. França, Consultor de Vendas.

Um comentário:

  1. Daqui uns anos vc vai ganhar rios de dinheiro ministrando palestras sobre motivação e essas coisas...
    Gostei do texto ... parabéns...
    Lendo esse post lembrei de um texto que eu fiz no último ano da facul que me levou para a segunda fase do curso da Editora Abril ... O tema era "Quem sou e porque escolhi jornalismo". Eu não sabia o que escrever, mas o prazo para a inscrição tava acabando. Aí eu simplesmente sentei no computador e escrevi o que estava sentindo... Coloquei o título "superando limites" e a essência era parecida com a desse seu texto...
    É isso ... continue com o blog ... gostei da empreitada ...
    bjus ... Leila

    ResponderExcluir