Persuasão é a capacidade de convencer os indivíduos, valendo se de bons argumentos. No mundo atual, o modo como a pessoa se interage, argumenta e age é tão primordial quanto a sua experiência profissional.
Remetendo a conversa para comércio, muitas vezes um vendedor deixa de fechar um negócio devido a falta de persuasão. O produto é bom, o cliente quer comprar mas muitas vezes não é convencido pelo consultor de que aquele é o melhor negócio a ser feito naquele momento. A sorte é que essa ferramenta pode e deve ser aprimorada.
Para convencer alguém é necessário demonstrar confiança, segurança. Expos sua idéia de forma segura, firme, olho no olho é primordial. Motivação e energia também são necessários para uma boa argumentação.
Agora o essencial é o conhecimento sobre o que se quer persuadir. Pessoas que sabem convencer conhecem muito bem sobre o assunto que tratam com as outras. Elas leem artigos na internet, revistas e jornais. Buscar informações e inovações constantemente, ou seja, são antenadas em tudo que envolve o assunto de seu interesse. A busca do conhecimento é um processo ininterrupto, sem fim.
Vendedores persuasivos ouvem seus clientes e sabem responder caso surjam objeções e dúvidas. Dar espaço para o interlocutor fazer perguntas é fundamental, encurralar e subestimar o pensamento do cliente não é o caminho. Faça ele caminhar junto com você, sentir se parte do atendimento.
Pratique a persuasão no dia a dia, não somente no trabalho. "Todo grande líder é um mestre em persuadir".
Texto de Carlos Eduardo M. França, Consultor de vendas.
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