sábado, 5 de setembro de 2009

Excelência no atendimento ao cliente


Com o mercado cada dia mais acirrado, qualquer vantagem em relação ao seu concorrente é de vital importância.
A venda de um produto ou serviço é o resultado final de uma ação, seja ela de Marketing, de caráter varejista ou atacadista.
Os consultores são a linha de frente de uma empresa, mas o que eles devem buscar no dia a dia de seu trabalho? A excelência no atendimento.

Vender qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento do produto vende, muitas vezes isso nem é necessário, mas o que o vendedor precisa almejar é encantar seu cliente, ir muito além de um simples atendimento.

O consultor pode usar do bom humor para quebrar a barreira que existe da falta de intimidade. Um sorriso derrubo qualquer barreira. Não existe nada melhor do que o cliente sair, por exemplo, de sua loja com um produto em mãos e uma boa impressão na cabeça.
O conhecimento técnico do que se está vendendo também é vital para se alcançar a excelência. Um consultor comum espera o cliente, o bom consultor se antecipa e busca saber o por que daquele cliente estar ali. Quando há interesse em saber e se oferecem opções de acordo com as necessidades, aí estamos caminhando no lado certo.

Ser um bom ouvinte é outro fator importante. O cliente quer ser ouvido, quer-se sentir importante e prestigiado, quer poder expressar sua opinião. Cabe ao atendente analisar o que ouve e agir.

Resumidamente para alcançar a excelência no atendimento ao cliente é necessário contar com uma boa equipe de vendas. É necessário sempre relembrar e motivar seus funcionários na busca do melhor sempre. Colocar em suas mentes o poder que eles tem, o sucesso da empresa depende deles, e como diz o ditado "Cliente satisfeito sempre volta" e ainda faz um networking positivo da sua loja, empresa.

Texto de Carlos Eduardo M. França, Consultor de vendas.

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