quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A onda das fusões


Ultimamente temos visto uma nova onda de megafusões nos mais diversos ramos de atuação no Brasil.

Uma das primeiras foi a criação da AMBEV ( Gestão de sucesso com repercussão internacional ). Líder de mercado com 67,2% de participação, segundo dados da Nielsen, é uma das marcas mais valorizadas nacionalmente.

Mais recentemente tivemos as criações da Brasil Foods e da Agre Empreendimentos.

Mesmo com toda vigilância e estudo do CADE, as megafusões estão sendo uma constante mas será que este é o caminho?

O que as pequenas empresas devem fazer?

Será que devem focar nos nichos que existem no mercado ou devem ceder ao poder financeiro de grupos maiores e perder sua identidade em troca de cargos de gestão na nova empresa ou por quantias exorbitantes em US$?
Essas são perguntas que estão sendo feitas diariamente e acabam com o sono e criando sonhos em muitos executivos de empresas brasileiras.

Muitas vezes quem perde é o consumidor, é preciso analisarmos de forma mais crítica essa onda. Não ir somente no "oba-oba".
Enquanto pensamos mais uma megafusão foi anunciada. O grupo Marfrig fechou a compra da Seara por US$ 900 milhões. A aquisição inclui, além da marca Seara, um terminal portuário privativo em Itajaí (SC), fábricas de ração, operações de distribuição e comercialização não só no Brasil, como em outros países como Reino Unido, Japão.

As ações da empresa já fecharam em alta no pregão da Bovespa, agora resta aguardar como vai ficar a disputa entre as megaempresas.

Texto criado por Carlos Eduardo M. França, Consultor de vendas.

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