segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Expansionismo"


Atualmente podemos constatar que vários setores estão sendo "atacados" por aquisições, é o que podemos chamar de "Expansionismo".

Grandes empresas buscam crescimento através da compra de concorrentes ou procuram comprar empresas em outros setores para diversificar os negócios.

Bons exemplos não faltam. O grande crescimento da JBS-Friboi, a criação da BRFoods, a aquisição do Unibanco pelo Itaú fazem parte do que chamo de "Expansionismo".

Muitos podem ver esse fenômeno como prejudicial, eu já analiso de forma diferente. Grande incorporações mexem com o mercado, alertando todos os concorrentes que será necessário atitude e inovação para sobreviverem e prosperarem, além de promover a divulgação do setor. O consumidor também ganha visto que devido a concorrência aflorada, melhores produtos ou preços serão oferecidos.

Criei esse texto porque duas movimentações me chamaram bastante a atenção. A primeira foi a união entre Pão de Açúcar e Casas Bahia. Era algo que não me passava pela cabeça e admiro o tino para os negócios que o Abílio Diniz e o Michael Klein possuem.
A segunda e não menos importante é a voracidade praticada pela Hypermarcas. De 2007 para cá é incrível a série de aquisições feitas pela empresa fundada pelo empresário João Alves de Queiroz Filho. O faturamento aumenta a cada ano e tem tudo para evoluir ainda mais com a aquisição da fabricante de remédios genéricos Neo Química.

Creio que o "Expansionismo" será cada vez mais frequente, oferecendo oportunidades para todos.

Texto de Carlos Eduardo M. França

Nenhum comentário:

Postar um comentário